quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A Etxerat denunciou os acidentes do fim-de-semana passado

Numa conferência de imprensa hoje, em Donostia, a associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos, Etxerat, abordou os dois acidentes rodoviários ocorridos este sábado - o 7.º e 8.º do ano provocados pela política de dispersão.

Os acidentes, quase simultâneos, tiveram lugar às 21h30, ao quilómetro 34 da estrada Burgos-Gasteiz, quando um grupo de javalis se atravessou à frente da furgoneta que regressava das visitas na cadeia de Huelva (Andaluzia) e na qual seguiam seis familiares e dois condutores solidários. A viatura que vinha imediatamente atrás, na qual viajava um familiar que regressava de uma visita na cadeia de Mansilla (León), chocou também com os animais, revelou a Etxerat.

No caso da furgoneta, a viagem já ia em 1750 km e 27 horas de duração; no do carro, cerca de 1000 km. As nove pessoas tiveram de ser atendidas nas urgências, sendo que seis necessitaram de um colar cervical. Tiveram ainda de enfrentar a atitude intimidatória da Guarda Civil, que acabou por multar um deles em 100 euros.

A Etxerat acusa o PNV, o PSOE e o PP de serem responsáveis «defensores e gestores da política de dispersão». «Repetem constantemente que esta política deu os seus frutos. Pois queremos dizer-lhes que, nesta ocasião, os frutos são nove pessoas feridas, nove pessoas que sofreram as consequências das viagens que são obrigadas a fazer, que lhes são impostas, em condições, também impostas, que põem em risco a sua integridade física e as suas vidas», disseram. / Ver: etxerat.eus