terça-feira, 8 de novembro de 2016

Dezenas de pessoas mostraram a Javier Solana que não era bem-vindo a Bilbo

Participando numa concentração no exterior do Azkuna Zentroa ou protestando no interior deste espaço, dezenas de pessoas expressaram, esta tarde, o seu repúdio pela presença de Javier Solana, ex-secretário-geral da NATO, em Bilbo.

Javier Solana, ex-secretário-geral da NATO, esteve hoje na capital biscainha, a convite da Globernance, Instituto de Gobernanza Democrática, para participar nos Bilbao European Encounters 2016.

Diversas organizações promoveram uma concentração de repúdio à entrada do edifício conhecido como La Alhóndiga, sob o lema «Solana kanpora». Na sala onde decorreu a conferência, outro grupo de pessoas mostrou panos contra as guerras.

No portal da Ecuador Etxea, lê-se que «Solana apoiou os bombardeamentos de cidades e civis ao arrrepio do mandato das Nações Unidas (ONU), violando o direito internacional e a Convenção de Genebra.

Além disso, na guerra da ex-Jugoslávia armou as milícias paramilitares envolvidas em assassinatos por encomenda, prostituição e tráfico de drogas e órgãos.»

Javier Solana esteve em Bilbo a convite da Globernance para dar a conferência «A Europa cosmopolita. Democratizando os desafios comuns». O evento integra-se na terceira edição dos Bilbao European Encounters, co-organizados pela Donostia-San Sebastián, capital europeia da cultura 2016. / Ver: Ecuador Etxea [com muitas fotos]