segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Familiares de presos políticos e de gudaris mortos apoiam a manifestação a favor da amnistia

Na sexta-feira, familiares de presos políticos bascos e de gudaris mortos deram uma conferência de imprensa frente à cadeia de Basauri (Bizkaia), na qual expressaram o seu apoio à manifestação a favor da amnistia que terá lugar dia 26 em Bilbo, bem como à greve de fome rotativa que está a ser realizada em vários presídios pela libertação dos presos doentes, há já 92 dias.

No final da conferência de imprensa, os que nela estiveram envolvidos e outras pessoas realizaram uma concentração com o lema «Ez dugu izaterik aske haiek gabe. Euskal preso eta iheslariak etxera! Amnistia!» [Não somos livres sem eles. Os presos e os refugiados bascos para casa! Amnistia!].

Na ocasião, afirmaram que apoiam totalmente a greve de fome rotativa, iniciada em Agosto, que os presos políticos bascos levam a cabo para exigir a libertação dos seus companheiros doentes, e sublinharam que farão tudo ao seu alcance para que os seus familiares e amigos estejam em casa quanto antes, sendo de especial urgência o caso dos que, para além de presos, estão doentes.

Consideram que a «saída mais digna para os seus entes queridos é a amnistia». Por isso, e entendendo que «qualquer mobilização que torne mais próximo o seu regresso a casa é imprescindível», informaram que irão participar na manifestação nacional convocada pelo Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão para dia 26, em Bilbo.

Concluíram a sua intervenção afirmando que, enquanto familiares de presos políticos e de gudaris mortos, irão fazer o que for possível «para tornar realidade aquilo com que tantas vezes sonharam: a concretização da amnistia». / Ver: amnistiAskatasuna 1 e 2