segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O preso Gregorio Vicario está em greve de fome pela libertação dos presos doentes

O preso político basco Oskar Barreras (Uribarri, Bilbo) terminou ontem, à meia-noite, o seu turno de sete dias na greve de fome rotativa pela libertação dos presos doentes. À mesma hora entrou em greve de fome o preso político Gregorio Vicario (Durango, Bizkaia), que se encontra na cadeia de Estremera (Madrid), informa o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA). O biscainho recebeu o testemunho de uma luta que dura há 97 dias.

Também a presa Saioa Sánchez (Berango, Bizkaia), que não pôde participar na greve de fome rotativa por questões de saúde, pôs fim à iniciativa de rejeitar a comida da prisão, como forma de apoio a esta luta.

Foi Aitzol Gogorza, preso basco doente, que a 6 de Agosto iniciou uma greve de fome para sublinhar que a doença que o afecta e a prisão são inteiramente incompatíveis. Essa situação - um preso que está doente e que decide avançar para uma medida extrema como é a greve de fome, com todas as consequências que isso pode ter para a sua saúde debilitada - fez soar os alarmes e abriu as portas a novas iniciativas.

A greve de fome rotativa iniciada a 18 de Agosto pelos presos políticos bascos na cadeia de Huelva foi uma dessas iniciativas, que se prolongou durante 59 dias. Na mensagem que divulgaram, os presos sublinharam a exigência da libertação dos presos doentes, a importância de alertar o povo para a necessidade de se mobilizar e a importância que as ruas, a pressão e a força popular têm na concretização dos objectivos por que se batem.

Terminada a greve de fome rotativa em Huelva, a luta teve seguimento, na cadeia de Córdova, com o turno do preso Jon Kepa Preciado; na cadeia de Sevilha II, com os turnos de Ibai Aginaga e Gari Etxeberria; e no presídio de Puerto III, com os turnos de Iñaki Bilbao, Dani Pastor e Oskar Barreras. A luta pela libertação dos presos doentes prossegue em Estremera. / Ver: amnistiAskatasuna 1 e 2