sábado, 12 de novembro de 2016

«Por que a educação em Cuba é uma história de êxitos e o que ela pode ensinar ao mundo»

[De Clive Kronenberg] Cuba leva muito a sério o tema da educação. Se converteu em uma prioridade depois que Fidel Castro liderou o triunfo da Revolução em 1959. A educação ajudou o país a se desfazer do rótulo de território mais desigual do Caribe hispânico durante os períodos coloniais e pós-coloniais de princípios do século XX.

As bases da nova ordem social – e socialista – de Fidel se fundamentavam na ideia comum de que só uma educação de qualidade poderia acabar com a grave situação de pobreza, ignorância e subdesenvolvimento que o país sofria.

Cuba investiu muito dinheiro para conseguir que seu sistema educativo fosse de qualidade. Durante as décadas de 1980 e 1990, a relação entre os gastos em educação e o produto interno bruto se encontrava entre as mais altas do mundo. (PCB)

«Centenas de manifestações paralisam o Brasil com greves, bloqueios e ocupações» (Diário Liberdade)
Manifestações em várias cidades de todos os estados do Brasil ocorreram durante esta sexta-feira (11) contra o governo de Michel Temer e suas medidas antipopulares, como a PEC 55 (antiga PEC 241) que congela os gastos públicos por 20 anos.

Uma série de iniciativas foi adotada pelos movimentos sociais e sindicais para paralisar as atividades do país durante todo o dia. [mais info: vermelho.org.br]