domingo, 6 de novembro de 2016

Milhares nas ruas de Euskal Herria disseram «não» ao TTIP e ao CETA

Apesar da intensa chuva que ontem caiu no País Basco, milhares de pessoas manifestaram-se nas quatro capitais do Sul do território contra os tratados de livre comércio TTIP e CETA, que põem em causa a democracia, os direitos sociais e a soberania dos povos.
Os acordos referidos, que a União Europeia está a negociar com os EUA e o Canadá respectivamente, visam defender os interesses do grande capital e das multinacionais, em prejuízo do meio ambiente, dos povos e as camadas populares.
Para os promotores das manifestações que ontem tiveram lugar em Gasteiz, Donostia, Iruñea e Bilbo, reunidos em torno da Carta dos Direitos Sociais de Euskal Herria e da plataforma TTIP-CETA EZ!, é importante vir para a rua e lutar contra estes acordos, que ainda é possível deter.
Antes do almoço, centenas de pessoas participaram nas manifestações de Gasteiz e Iruñea, bem como num desfile [kalejira] pela Alde Zaharra de Bilbo, no qual uma performance procurou pôr em evidência as consequências dos tratados em causa.
À tarde, houve manifestações em Donostia e Bilbo. No final da mobilização bilbaína, junto ao Arriaga, os promotores sublinharam que não se trata de uma guerra entre povos, mas, sim, de uma guerra das «elites económicas contra os trabalhadores e os povos». E deixaram claro que vão fazer frente às multinacionais e continuar a lutar pela «soberania, a justiça social e os direitos sociais».

Manifestação em Iruñea contra os tratados TTIP e CETA [ahotsa]Manifestação em Bilbo contra o TTIP e o CETA [herrikolore]Ver: herrikolore