quinta-feira, 9 de agosto de 2018

ELA: «A ITP enche os bolsos explorando e subcontratando»

Os trabalhadores da UDINE, empresa localizada em Zamudio (Bizkaia), estão em greve por tempo indeterminado e, esta terça-feira, realizaram uma concentração em Bilbo para denunciar que estão há três meses sem receber.

A UDINE é uma empresa subcontratada pela MOS Marine, que, por sua vez, é subcontratada pela ITP, empresa que fabrica motores de aviões.

Iker Alustiza, responsável da federação da indústria do sindicato ELA na comarca biscainha de Eskumaldea, sublinhou que casos como os da UDINE mostram que grandes empresas como a ITP baseiam os seus enormes lucros na exploração e na subcontratação.

«Por trás dos lucros da ITP há uma cadeia de subcontratação que condena muitos trabalhadores à precariedade e à miséria. No caso da UDINE, os funcionários estão há três meses sem receber, e a resposta da ITP foi deixá-los na rua e contratar gente nova para fazer esse trabalho», disse.

Os trabalhadores da UDINE fizeram questão de deixar claro que vão continuar a lutar até que recebam aquilo que lhes devem e recuperem os seus postos de trabalho. / Ver: ELA