quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Greve geral no Uruguai teve «grande adesão»

A greve geral, designada «El 22 yo paro» [Dia 22 eu paro], foi convocada sob o lema «Si a los trabajadores les va bien, al pueblo le va bien» [Se as coisas estão bem para os trabalhadores, estão bem para o povo], e ocorre num contexto marcado pela negociação colectiva salarial (com grandes desacordos nalguns sectores), e pelo debate parlamentar do projecto de lei orçamental para os próximos dois anos.

Entre as reivindicações apresentadas pela PIT-CNT, central uruguaia que conta com mais de 400 mil trabalhadores filiados, estão a exigência de que o Estado dedique 6% do produto interno bruto à Educação e 1% à Investigação.

Os trabalhadores também exigem maior dotação orçamental para as áreas da Saúde e da Habitação, salários mais elevados, melhores condições de trabalho e maior e melhor distribuição da riqueza.

Reivindicando a redução da jornada laboral, repudiam as pretensões do patronato de flexibilizar o horário de trabalho e eliminar as horas extra, e rejeitam a proposta da Asociación y Federación Rural de não aumento dos salários no sector agrícola para 2018 e 2019. (Abril)