terça-feira, 21 de agosto de 2018

Reforma fiscal em debate na Venezuela está «ao serviço do povo»

As propostas do novo regime fiscal e tributário apontam para uma etapa de «disciplina», disse Nicolás Maduro, que considerou um «êxito» o Plano de Recuperação iniciado com a reconversão monetária.
[…]
Outras medidas associadas à recuperção económica são o aumento do salário mínimo em 1800 bolívares soberanos (meio Petro ou 30 dólares), a referida proposta de novo sistema tributário e fiscal, bem como a fixação de uma taxa de câmbio ligada à criptomoeda venezolana.

De acordo com a AVN, o objectivo é regular a economia e acabar com o «mercado negro do dólar taxado em páginas de internet comandadas a partir do estrangeiro».
[…]
Para esta terça-feira foi também anunciada a assinatura de um acordo entre o governo e empresários da agro-indústria venezuelana com vista à fixação do preço de 25 bens de primeira necessidade, tendo em conta a reconversão monetária.

Em declarações à TeleSur, o analista político Walter Ortiz afirmou que o pacote de medidas posto em marcha esta segunda-feira visa «proteger o povo venezuelano» e irá «romper de uma vez com a dinâmica especulativa e hiper-inflacionária». (Abril)