sexta-feira, 24 de agosto de 2018

«Gaza poderá ser inabitável em menos de dois anos»

Em 2020 a Faixa de Gaza será inabitável, caso não sejam tomadas as acções necessárias para pôr fim ao bloqueio promovido por Israel contra o enclave costeiro, alertou uma organização palestiniana.

Como consequência do agravamento do bloqueio e da deterioração das condições de vida no território cercado, «em 2020 Gaza será uma região inabitável», alertou al-Khudari, acrescentando que «a comunidade internacional deveria forçar Israel a levantar este cerco imoral e ilegal».

Submetido ao bloqueio israelita (com colaboração egípcia) desde 2007, alvo de três grandes invasões e de ataques aéreos frequentes, o território, com apenas 365 km2 e cerca de dois milhões de habitantes, «atravessa uma crise humanitária cada vez mais profunda», sendo que «quase 80% da população é forçada a contar com a assistência humanitária para cobrir suas necessidades básicas, incluindo alimentos, e a taxa de desemprego é de 49%», segundo revelou, num documento recente, o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente. (Abril)