domingo, 5 de agosto de 2018

Sindicatos e administração chegam a acordo na Tasubinsa, em Noain

As organizações representativas dos trabalhadores na Tasubinsa alcançaram um acordo que permite defender as condições de trabalho dos funcionários da lavandaria de Noain (Nafarroa), pelo que puseram fim à greve por tempo indeterminado.

Em comunicado, os sindicatos LAB, ELA, UGT e CCOO lembram que, após o anúncio da venda da lavandaria da Tasubinsa e «tendo em conta o grave risco precarização das condições de trabalho», os trabalhadores e os sindicatos convocaram «por unanimidade» uma greve por tempo indeterminado.

A greve tinha como objectivos «a recolocação dos trabalhadores na» na empresa; a «regularização dos contratos de trabalho precários»; a «regularização das categorias»; e a «garantia das condições de trabalho após a venda».

Na sequência das reuniões mantidas com a administração, os sindicatos chegaram a um acordo que classificam como «satisfatório», na medida em que permite concretizar «a maioria dos objectivos» e põe fim ao «risco iminente de precarização», garantindo «as condições de trabalho na lavandaria agora e no futuro».

Os sindicatos lembram que «tudo isto foi possível» graças «à coragem e ao esforço» dos trabalhadores, à sua disponibilidade para fazer a greve por tempo indeterminado e, assim, «fazer frente à precariedade». / Ver: LAB