sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A esquerda 'abertzale' de Gasteiz será um elemento activo nas festas

Numas festas de La Blanca marcadas pelo complicado contexto político que Euskal Herria atravessa, a esquerda abertzale de Gasteiz anunciou ontem que irá ter uma presença activa nos dias festivos que se avizinham e que no momento do txupinazo irá estar presente, uma vez mais, nas varandas de San Miguel, “com o propósito de canalizar as reivindicações da sociedade gasteiztarra em geral, e da esquerda abertzale em particular”.
Assim o fizeram saber perante os meios de comunicação Eli Etxeberria e Ibon San Saturnino, que estarão acompanhados na próxima segunda-feira, dia do txupinazo, por Aitor Bezares, Iñaki Usategi e Amparo Lasheras. Fazendo um balanço do actual momento político e do acosso a que a esquerda abertzale está a sofrer, criticaram em particular a orientação municipal para estas festas, que, a seu ver, apresentam um programa pouco virado para a participação popular e para a afirmação da identidade euskaldun.
Ainda assim, referiram que irão continuar a exigir umas festas populares e que “potenciem a cultura basca”, e apelaram à participação nas mobilizações previstas para este período festivo.

Notícia completa: Gara

Para além do programa municipal, haverá um programa alternativo proposto pela comissão Gasteizko Txosnak 2008.