quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Nos 25 anos da Hala Bedi Irratia: «A nossa vocação é ser voz e ferramenta para o movimento popular»

Entrevista de Iker BIZKARGUENAGA a Iñaki ZIARSOLO, membro da Hala Bedi Irratia

A Hala Bedi emitiu pela primeira vez a 6 de Agosto de 1983. Desde então passaram 25 anos e muitas datas para registar no calendário de uma rádio livre que se soube adaptar aos tempos sem mudar a sua filosofia ou os seus objectivos, que Iñaki Ziarsolo espera que se mantenham nos próximos 25 anos.

A Hala Bedi Irratia vive hoje [ontem] um dia especial. Cumprem-se 25 anos sobre a sua primeira emissão. Nasceu com a vocação de dar voz a quem não a tinha noutros meios de comunicação e de ser uma ferramenta para o amplo movimento social gasteiztarra. Esta rádio livre anda há vários meses a festejar a data, juntamente com o Gaztetxe [centro juvenil], que faz 20 anos. Nesta entrevista concedida ao GARA, Iñaki Ziarsolo olha também para o futuro.


Onde estava Iñaki Ziarsolo há 25 anos?

Em Ermua. Vim para Gasteiz há seis ou sete anos, pelo que suponho que estaria em Ermua, com cinco anos, sem fazer nada extraordinário.

E a Hala Bedi Irratia?

Tentava emitir pela primeira vez. Quiseram ir para o ar a 4 de Agosto, no dia em que começavam as festas de Gasteiz, mas foi só no dia 6 que o puderam fazer, usando um estúdio que ficava na rua Correría.

Como mudou a Hala Bedi durante este tempo?

No princípio era um estúdio, um par de microfones, um aparelho para tocar e gravar cassetes e pouco mais. Hoje, é uma rádio por onde passa muita gente, que necessita de quatro estúdios, um monte de computadores... Pelo menos do ponto de vista tecnológico, não tem nada a ver. Foi melhorando, foi-se adaptando aos novos tempos e, de algo rudimentar, tornou-se num projecto em que é possível fazer rádio de muita qualidade.

Para uma cidade como Gasteiz, o que é que traz um projecto como o da Hala Bedi?

A Hala Bedi surge do movimento social e faz parte dele. O seu espírito é o de dar voz aos que não a têm. Trabalhávamos há 25 anos com a mesma filosofia de hoje. Que traz a Gasteiz? Que uma pessoa possa ouvir coisas que não pode conhecer através de outros meios, uma realidade que outros ocultam ou a que não dão importância. Também é uma ferramenta para as associações de Gasteiz e de Araba. Essa é a nossa vocação, ser altifalante, por um lado, e, por outro, uma ferramenta que possa ser utilizada por qualquer grupo ou pessoa para a transformação social.

A Hala Bedi nasceu num momento em que o fenómeno das rádios livres estava em ebulição. Como vês a evolução das rádios livres?

Há 20-25 anos, as rádios livres começaram a surgir em Euskal Herria como cogumelos. Em seguida, poucos anos depois, começaram a desaparecer tal como tinham surgido. Talvez por ser algo fácil de montar, com poucos meios, e o que custa é mantê-las diariamente, fazer com que haja uma emissão. Suponho que em muitos sítios se tornou difícil. Algumas desapareceram, mas as que ficaram procuraram adaptar-se, dia após dia, para oferecer o melhor dentro das suas limitações.
Nos últimos cinco anos, com a rede de rádios de Arrosa, demos um pequeno grande salto, porque graças à rede podemos intercambiar programas entre umas vinte rádios de Euskal Herria. Assim, se eu produzo um programa na Hala Bedi, qualquer uma, através de um servidor de Internet, o pode emitir na sua terra. Hoje em dia, a Hala Bedi emite doze programas que estão na sua grelha mas que foram produzidos em rádios diferentes. Graças a isto, muitas rádios pequenas puderam compor uma grelha digna.

Quais são os projectos que a Hala Bedi tem entre mãos, neste momento?

Primeiro, temos o tema do decreto. Emitimos há 25 anos sem licença. Nos anos 80 enfrentámos uns quantos encerramentos, mas houve sempre mais ou menos uma certa tolerância. Contudo, agora o Governo basco vai fazer sair um decreto para regularizar as emissões em FM. Vimos a proposta e não se reconhece a figura de rádio livre ou de rádio comunitária como tal. Só se diferenciam as rádios públicas ou institucionais das privadas ou comerciais, e a nós metem-nos no mesmo saco das rádios comerciais. Isto significa que vai haver um concurso no qual devem ser apresentados diferentes projectos de rádio, e obrigam-nos a competir no mesmo nível que as rádios comerciais, que são empresas com muitos mais meios. Logo a partir desse ponto inicial, se a nossa intenção fosse a de nos apresentarmos, seria uma desvantagem.
Assim, como rádio, tentar manter a nossa forma de ser, a nossa filosofia, a nossa maneira de funcionar... E, além disso, poder abarcar todo o herrialde de Araba, e fazendo-o com uma emissão de qualidade.

Onde e como vês a Hala Bedi Irratia dentro de 25 anos?

O importante, o que eu gostaria, era que mantivesse o seu espírito. Que seja uma rádio que se faz de baixo, de uma forma democrática, sem nenhuma dependência económica de instituições públicas ou de empresas privadas, através da autogestão. A partir daí, a forma que tiver, se se emite em FM, pela Internet, se somos rádio, página web, é o que importa menos. O importante é que haja um espaço onde as pessoas se possam expressar livremente. Para isso devem servir as rádios livres.

Fonte: Gara

Para a HaBeIrratia: halabedi