quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Jovem detido em Gasteiz apresenta marcas de maus tratos

O juiz da Audiência Nacional Santiago Pedraz decretou ontem a liberdade para Ailande Hernáez contra o pagamento de uma fiança de 6000 euros. Tinha assim final um périplo de quase 36 horas por dependências policiais, hospitais e tribunal, além da transferência de Gasteiz para Madrid, após a qual o jovem gasteiztarra denunciou perante o magistrado ter sofrido torturas infligidas pela Guarda Civil e negou ter participado no ataque contra a subdelegação do Governo espanhol e um carro-patrulha da Polícia Municipal, de que é acusado, segundo informou a Askatasuna.

O detido contou à sua advogada que a detenção foi “bastante violenta” e que foi “espancado e interrogado continuamente” durante a sua permanência no quartel de Gasteiz. Em função disso, a advogada solicitou a aplicação do habeas corpus e que fosse posto à disposição judicial o quanto antes. Em declarações ao GARA, a advogada manifestou que agiu dessa forma por ter encontrado o jovem em estado de “pânico” e “muito assustado”.

Este acompanhamento tão próximo por parte da advogada de confiança, que é de todo estranho ao costume em casos desta natureza, foi possível graças à decisão do juiz, o que levou, inclusive, a advogada a estar presente na declaração policial do jovem, ainda nas dependências da Guarda Civil.

Levado para o hospital por duas vezes, primeiro em Gasteiz e depois em Madrid, o jovem apresenta marcas da violência sofrida no pescoço, nas costas e um hematoma num olho, segundo detalhou a Askatasuna, mas saiu em liberdade sob pagamento de fiança de 6000 euros, o que contraria a petição da Procuradoria espanhola, que requeria o seu ingresso na prisão.

Para além das concentrações já realizadas em Gasteiz para denunciar todo o sucedido, a Askatasuna pediu à sociedade que continue a mobilizar-se enquanto tudo isto perdurar.

Notícia completa: Gara