quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Doze bascos são julgados em Madrid e enfrentam penas de seis a oito anos de prisão


A Audiência Nacional espanhola – tribunal de excepção – é, durante esta semana, cenário de um julgamento contra doze cidadãos bascos, acusados pelo tribunal especial de pertencerem ao “aparato de captação da ETA”. O julgamento iniciou-se anteontem e deve terminar na próxima segunda-feira. A acusação pede para os doze cidadãos bascos, que se encontravam em liberdade à espera do julgamento, penas que oscilam entre os seis e os oito anos de prisão.

Alaitz Artetxe, Asier Burgaleta, Itsaso Guemes, Eneko Perez, Arkaitz Ormaetxea, Mikeldi Díaz, María Asunción Alonso, Ixone Fernández, Pagoa Zulueta, Anitz Eskisabel, Angel Alcalde e Koldo Rosado são os cidadãos bascos que se sentam no banco dos réus.

Fonte: Gara

Em denúncia deste julgamento político e em solidariedade com as pessoas afectadas, houve concentrações em Portugalete (Bizkaia) e Altsasu (Nafarroa). Contra a montagem judicial, a existência de julgamentos políticos e de um tribunal de excepção no Reino de Espanha – a Audiência Nacional espanhola –, haverá mais concentrações nos próximos dias em diversas localidades de Euskal Herria.