quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Hodei Ijurko: pedem 38 anos de prisão para o preso político basco por uma acção de ‘kale borroka’

Uma acção de kale borroka poderia levar Hodei Ijurko a ser condenado para o resto da vida. 38 anos de prisão é o que pede o magistrado da acusação para o preso político basco no julgamento do próximo dia 5 de Fevereiro. O magistrado considera que procurou atentar contra dois polícias forais com uma bomba de fabrico artesanal, e essa é a principal acusação: atentado terrorista contra a autoridade.

Dá-se o caso de nem a acusação particular de ambos os agentes ter chegado tão longe: solicitam 12 anos de prisão para Hodei. E só por aqui já se vê a desmesura do pedido da acusação do magistrado.

Os actos de que Hodei é acusado sucederam na madrugada de 9 de Março, quando um grupo de encapuzados foi literalmente atropelado por uma carrinha de polícia foral na Alde Zaharra (Iruñea). De acordo com a versão policial, os agentes conseguiram alcançar um dos jovens, que anteriormente lhes teria lançado vários cocktails. Inicialmente, chegaram a dizer que tinham atacado o veículo policial com 13 artefactos incendiários, embora uma foto que esta página web publicou viesse depois desmentir essa versão, totalmente exagerada. O que não se pôde desmentir foi a brutalidade da detenção, já que Hodei apresentava uma ferida na cabeça e precisou de levar 9 pontos de sutura.

Posteriormente, o jovem de Iturrama foi levado para a Audiência Nacional, que lhe deu ordem de prisão. Durante a maior parte do tempo que passou na prisão, Hodei esteve em regime de isolamento, depois de ter sido espancado em duas ocasiões por funcionários de Soto del Real.

Mobilizações
Para os próximos dias, os moradores de Iturrama e Etxarri Aranatz organizaram diversas mobilizações e puseram em marcha diversas iniciativas.

Fonte: Apurtu.org



Excerto da conferência de imprensa em que familiares, amigos e vizinhos de Hodei, do bairro de Iturrama (Iruñea) e de Etxarri-Aranatz, denunciam a situação.