domingo, 4 de janeiro de 2009

Mais de 37 000 pessoas na manifestação a favor dos direitos dos presos

Dezenas de milhares de pessoas participaram na manifestação que decorreu ontem em Bilbau em denúncia da política prisional de Madrid e Paris. Foi uma das mobilizações mais concorridas dos últimos anos na capital biscainha, na qual a Etxerat fez um apelo ao compromisso em defesa dos direitos dos prisioneiros políticos.

O toque do corno deu início à manifestação, que teve à cabeça dois familiares com um candeeiro a petróleo – símbolo da Etxerat –, seguidos por uma gigantesca bandeirola em defesa da repatriação e das fotografias dos presos políticos bascos, levadas por centenas de familiares.
Depois deles, vinha a faixa em que se anunciava o lema da mobilização: “Heriotz zigorrik ez! Biziarteko zigorrik ez! Eskubide guztien jabe, euskal presoak Euskal Herrira!” [Não à pena de morte! Não à pena perpétua! Com todos os direitos, os presos bascos para o País Basco!].

A marcha, uma das mais concorridas entre as que tiveram lugar nos últimos anos na capital biscainha, partiu em silêncio e entre os aplausos das dezenas de milhares de pessoas que se juntaram em Bilbau para reivindicar os direitos que assistem aos prisioneiros bascos, que encheram desde cedo as ruas adjacentes à praça Aita Donostia e à rua Autonomia.

A mobilização contou com o apoio da maior parte dos sindicatos bascos, em que se incluíam o ELA, LAB, EHNE, ESK, STEE-EILAS e Hiru.
Entre os participantes encontravam-se representantes destas centrais, bem como da esquerda abertzale e do Aralar, e de inúmeras organizações sociais que também manifestaram o seu apoio à convocatória.
No comício final, que decorreu em frente ao Município, os representantes da Etxerat apelaram ao compromisso e ao trabalho na defesa dos prisioneiros políticos bascos.

Fonte: Gara

Imagens da manifestação: kaosTV