sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Lorea Zeziaga permanece detida em poder da Polícia francesa

Ontem ao final do dia, Lorea Zeziaga continuava à guarda da Polícia francesa, em Baiona, encontrando-se assim há já três dias na esquadra, depois de ter sido presa na terça-feira de manhã, quando saía de casa.

A arrasatearra foi detida por volta das 6h da manhã de terça-feira na capital de Lapurdi, por ordem da juíza de Paris Laurence Le Vert, no momento em que saía de casa para ir trabalhar.

Agentes da Polícia francesa detiveram nesse mesmo dia, em Baiona, o jovem gasteiztarra Alejo Moreno, que saiu em liberdade poucas horas depois de comparecer no tribunal de Pau.

Ontem, no âmbito das mobilizações semanais em defesa dos direitos dos presos políticos bascos, 60 pessoas concentraram-se em Eibar, 51 no bairro iruindarra de Arrosadia, 72 em Iturrama e 47 em Donibane.

No dia anterior, 200 pessoas tinham-se juntado em Gasteiz contra a detenção do seu conterrâneo e convocaram um outro protesto para a próxima terça-feira. Em Bilbau, por seu lado, 110 pessoas mobilizaram-se pelos direitos dos presos, e em Altsasu 84 pessoas denunciaram o julgamento contra doze cidadãos bascos que decorre em Madrid.

Fonte: Gara

Entretanto, hoje, por volta do meio-dia, Lorea Zeziaga saiu em liberdade, sem caução. Às 19h, haverá uma manifestação na sua terra natal, Arrasate.

Fonte: askatu.org

A propósito do julgamento de doze cidadãos bascos na Audiência Nacional espanhola, ver, em castelhano:
«Detenções preventivas: julgamentos baseados em relatórios policiais e declarações sob tortura» [apurtu]