quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Acordo entre Aralar e PNV: A esquerda abertzale insiste que o seu objectivo é a mudança política e social em Nafarroa


A esquerda abertzale destaca num comunicado que a sua intenção não é competir com o Aralar ou com o NaBai, mas «alterar a correlação de forças com a direita espanholista» para superar as suas políticas. Sublinha que para tal é necessário articular «política e socialmente todo o espaço de esquerda e abertzale» de Nafarroa, e que esse é o objectivo do trabalho do decálogo para a mudança política e social acordado com o EA e da «ronda de relações políticas que se têm vindo a suceder».

Na sua opinião, as eleições de 2011 são «muito importantes», mas «as urgências interessadas de certos sectores não fazem senão afastar a possibilidade de mudança de Governo e de transformação da realidade sociopolítica» em Nafarroa.

Assim, considera «surpreendente e preocupante» que Aralar e PNV «se tenham posto de acordo quanto à tentativa de desprestigiar e fazer encalhar as possibilidades reais de mudança política e social».

Para a esquerda abertzale, a «impossibilidade» de a direcção do Aralar em Nafarroa «argumentar de forma séria» os motivos para não aderir ao decálogo apresentado na sexta-feira passada «levou certos componentes a tentar lançar o descrédito sobre o debate através de fugas de informação e falácias».

Em seu entender, «isto evidencia a falta de vontade por parte da direcção do Aralar para chegar a acordos estratégicos sem antepor a qualquer reflexão desinteressada a sua própria contabilidade de resultados eleitorais e cargos daí resultantes».
Fonte: Gara

Ver também:
«Aralar e PNV celebram um acordo que confirma a presença dos jeltzales no Nafarroa Bai»

Movimentos políticos em Euskal Herria: análises
«Movimentos em diversas direcções anunciam uma encruzilhada decisiva no panorama político navarro», de Ramón SOLA
O acordo entre a esquerda abertzale e o EA sobre as chaves para a mudança introduz mais um factor novo no panorama político navarro. A perspectiva de que se crie um cenário totalmente novo está a provocar um reposicionamento geral, com movimentos nos partidos e no âmbito social.

«Urkullu tenta gerar um consenso sobre "alguma iniciativa" no PNV», Gara
Iñigo Urkullu anunciou que o PNV está a fazer uma análise na sequência do cessar-fogo da ETA e que julga que «dentro de poucos dias» poderá apresentar «alguma iniciativa». Entretanto, a formação jeltzale lança mensagens divergentes conforme o líder que toma a palavra. Enquanto o presidente do EBB [Euzkadi Buru Batzar] afirma que a esquerda abertzale está «no passado», o deputado geral de Gipuzkoa, Markel Olano, diz que foi a esquerda independentista que «nos colocou numa situação nova como país».