quarta-feira, 15 de setembro de 2010

As «peñas» de Iruñea vão festejar a vitória sobre a criminalização no próximo sábado

A peña Armonía Txantreana e a San Fermin organizam uma jornada festiva este sábado, 18 de Setembro, para agradecer a solidariedade recebida após a sua imputação pela Audiência Nacional
A campanha lançada pelo Município de Iruñea contra as peñas Armonía e San Fermin deu azo à abertura de um processo contra elas pela alegada prática do delito de «enaltecimento do terrorismo». Como estarão recordados, a Câmara Municipal dirigida por Yolanda Barcina acusou as peñas de terem enaltecido «as actividades terroristas» por exigirem nas suas faixas a libertação de um preso político e por darem as boas-vindas a outro, que tinha sido transferido para sua casa por sofrer de uma doença grave. Yolanda Barcina chegou a afirmar que as peñas tinham sido condenadas, num deslize cometido poucas horas antes de que o próprio tribunal de excepção arquivasse as processos, ao não encontrar elementos incriminatórios contra as agremiações. Antes, alguns membros das peñas, os seus presidentes e até os autores das faixas foram chamados a depor.
Agora, após a sua absolvição e para agradecer a solidariedade recebida durante os últimos meses, a Armonía e a San Fermin organizaram uma jornada repleta de actividades que terá lugar no próximo sábado, 18 de Setembro, no bairro iruindarra da Txantrea.
Fonte: apurtu.org