segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Gudari Eguna: Familiares e amigos de «Txiki» lembram-no em Zarautz vigiados de perto pela Ertzaintza


Uma patrulha do corpo de intervenção da Ertzaintza apareceu no cemitério de Zarautz pouco antes do meio-dia, quando familiares e amigos de Jon Paredes «Txiki» se preparavam para lhe prestar uma homenagem em frente à sua tumba, como têm feito todos os anos desde que foi fuzilado por ordem da ditadura franquista, faz hoje 35 anos.

Os polícias justificaram a sua presença alegando que tinham ordens da Audiência Nacional espanhola para vigiar o acto, de forma a que não fosse cometido nenhum delito.

Após uma pequena discussão com os familiares, os ertzainas colocaram-se a poucos metros do túmulo de «Txiki», em frente do qual houve uma oferenda floral e se dançou um aurresku de honra. Mais duas pessoas vestidas à paisana e alheias à família seguiram o acto misturadas entre familiares e amigos.

O ano passado, uma patrulha do corpo de intervenção da Ertzaintza e de agentes à paisana, de auto na mão, também apareceram no cemitério. Ataviados com escudos, capacetes, cacetetes e espingardas para disparar balas de borracha, mandaram retirar a ikurriña e a bandeira republicana colocadas sobre o túmulo de «Txiki», juntamente com cinco cravos vermelhos, alusivos aos cinco fuzilados a 27 de Setembro de 1975.

Apesar de a mãe, os irmãos e outros familiares de «Txiki» terem tentado explicar aos agentes que apenas pretendiam estar uns minutos em silêncio naquele lugar, os ertzainas obrigaram toda a gente a sair do cemitério e identificaram quatro familiares e amigos.
Proibição
O Departamento do Interior de Lakua proibiu a marcha convocada para esta tarde em Eibar (Gipuzkoa) por ocasião do Gudari Eguna. Dizem que o lema «Borroka da bide bakarra» (a luta é o único caminho) «constitui um delito». [!!!]
Fonte: Gara

Os militantes bascos Kurro, Pelitxo e Otaegi evocados hoje em Azpeitia
Juntaram-se bastantes pessoas no bairro de Nuarbe para homenagear estes lutadores assassinados pela repressão. Entre outras coisas, houve txalaparta, bertsos e canções.
askatu.org * E.H.
Os militantes bascos Kurro, Pelitxo e Otaegi foram homenageados hoje de manhã em Nuarbe (Azpeitia, Gipuzkoa) por um grupo de 80 pessoas, que se juntaram primeiro em Azpeitia e dali partiram, bem cedo, em direcção a Nuarbe. Para além da txalaparta, dos bertsolaris, de um aurresku e de diversas canções, na homenagem, que decorreu em frente à casa onde Otaegi nasceu, incluiu-se ainda a entrega de um ramo de flores aos familiares dos combatentes.
Fonte: SareAntifaxista
-
Homenagem a Txiki, Otaegi, Sánchez Bravo, García Sanz e Baena Alonso