quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A esquerda abertzale incentiva a sociedade a assumir protagonismo e a exigir compromissos para levar o processo por diante

A esquerda abertzale voltou a afirmar que os últimos comunicados da ETA vieram confirmar que «estamos envolvidos num processo irreversível», mas vê com preocupação a atitude do PSOE, do PP e do PNV, que em seu entender têm «verdadeiro pavor de um mudança política e social». Face a isso, defendeu que se dê protagonismo à sociedade.

«A questão da mediação internacional ganha apoios, depois da mensagem da ETA»

«Os factos vão alimentando o optimismo racional face a tanto cinzentão interessado»

Editorial do Gara: «Quando o impossível se torna inevitável»

Niko Moreno, Maider Ziganda, Txelui Moreno e Miren Legorburu deram uma conferência de imprensa para avaliar o último comunicado da ETA, cuja «grande importância» fizeram questão de salientar mais uma vez.

Como já tinha referido no domingo, a esquerda abertzale considera que a mensagem da organização armada vem confirmar que «nos encontramos envolvidos num processo irreversível», mas vê com preocupação a atitude de alguns agentes políticos perante o cenário que está a ser criado em Euskal Herria.

Entre esses inclui a «dupla espanholista» formada pelo PP e o PSOE, que «não só mantém um comportamento 'insuficiente' perante a oportunidade criada pelas iniciativas da esquerda abertzale e os compromissos unilaterais e incondicionais assumidos pela ETA, mas está também a empreender uma actividade claramente sabotadora, querendo fazer descarrilar o processo em marcha». Exemplo disso são a proibição das manifestações convocadas para o dia 11 de Setembro e a última operação policial.

Para a esquerda abertzale, «recorrem à violência policial e judicial e à violação de direitos básicos para esconder a incapacidade e imaturidade política demonstrada por Patxi López, a posição interessada e contrária ao reconhecimento de todos os direitos para todas as pessoas liderada por Ares e a oportunidade de materializar a mudança política e social».

Por isso, pediram a Ares, Rubalcaba e ao PSOE «que se comprometam com as vias exclusivamente pacíficas e democráticas» e «ponham de lado as ilegalizações, as detenções e a tortura».

O PNV, sem voz própria
Para além da atitude do PSOE e do PP, a esquerda abertzale pensa que a postura do PNV é «verdadeiramente alarmante» e «está marcada pelo PSOE».

Na sua opinião, «a falta de espaço entre o autonomismo caduco espanhol e o independentismo emergente leva o PNV a deambular sem encontrar o seu lugar e a actuar como um partido regionalista, partilhando a gestão das migalhas que Madrid lhe deixe, pondo de lado os objectivos estratégicos abertzales».

Em vista disso, pede à formação jeltzale que «se emancipe da tutelagem de Rubalcaba» e aja com responsabilidade» em face do novo cenário.

«Verdadeiro pavor da mudança»
Dessas atitudes, a esquerda abertzale conclui, como sublinhou na conferência de imprensa, que «alguns temem um cenário de resolução em que todos os direitos de todas as pessoas sejam respeitados e todos os projectos políticos defendidos e materializados, se contarem com o apoio dos cidadãos».

Em seu entender, «alguns obtêm demasiados lucros no panorama de bloqueio e violação massiva de direitos» e «têm verdadeiro pavor da mudança política e social».

No lado oposto, aplaudiram a atitude «comprometida e coerente» de diversos agentes políticos, sociais e sindicais, que, «face à obstinação estatal, apostam na mobilização social, no confronto democrático e na acumulação de forças para a consecução de um cenário democrático».

A esquerda abertzale reitera a sua aposta «inequívoca» num processo democrático assente em vias exclusivamente políticas e democráticas e sublinha que essa decisão «não está nem pode estar condicionada pelas provocações do Estado espanhol».

Reitera o seu apelo à comunidade internacional e às instituições e estados europeus para que respondam «de maneira proactiva à oportunidade que se abre no nosso país».

Incentiva também a sociedade basca a «ser um protagonista activo na exigência multilateral de compromissos e contributos como garantia para o desenvolvimento de um processo político normalizado e a construção, entre todos, de um cenário de paz e soluções democráticas».
Fonte: Gara

Ver também:
«Alde guztien ekarpenak eta jendartearen jarrera aktiboak beharrezko dira orain», em ezkerabertzalea.info

«Ahora es necesaria el protagonismo de la sociedad y las aportaciones de tod@s», em ezkerabertzalea.info