sábado, 11 de setembro de 2010

A AN espanhola proíbe a manifestação e os promotores desconvocam-na e pedem às pessoas que não se desloquem a Bilbau

O juiz da Audiência Nacional espanhola Ismael Moreno proibiu a manifestação a favor da liberdade de expressão e de todos os direitos para todos e todas convocada para esta tarde em Bilbo.
Entretanto os convocantes da manifestação desconvocaram-na, tendo feito um apelo às pessoas para que não se desloquem a Bilbo para não ceder a provocações.


Auto da proibição

Editorial do Gara: «Uma manifestação como teste e ensaio»

Sabin Intxaurraga, Imanol Olabarria, Begoña Campo, Iñaki Zarraoa, Ander Rodríguez e Jone Goirizelaia pedem, «com base no sentido de responsabilidade e com determinação», que as pessoas não se desloquem a Bilbo esta tarde e pedem aos cidadãos que não cedam a provocações.
Perante o novo veto da Audiência Nacional espanhola, desconvocam uma manifestação que se previa muito participada em defesa dos direitos fundamentais e que foi proibida «com a desculpa da fraude da lei».

Os convocantes salientam que a «verdadeira fraude da lei é a utilização de um tribunal especial em Madrid, contra o princípio de segurança jurídica, contra o princípio da legalidade e actuando contra o direito básico de defesa. E tudo isso - sublinham - para proibir o exercício de um direito fundamental».

Por isso, «com base no sentido de responsabilidade e com determinação», pedem aos cidadãos bascos que não se desloquem hoje a Bilbo para «não ceder a provocações» e «evitar distúrbios».
Ver: Gara e Gara
-
Conferência de imprensa: Os representantes de forças políticas, os agentes sociais e sindicais e as pessoas de diversas áreas que apoiaram a convocatória da Adierazi EH! vão dar esta tarde uma conferência de imprensa em Bilbo. Irá decorrer no Kafe Antzokia e nela darão a conhecer a sua posição sobre a situação criada pela proibição das duas manifestações.
A conferência de imprensa poderá ser seguida em directo na Infozazpi irratia e através de adierazi.euskalherrian.info.
Fonte: Gara