segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O Movimento pró-Amnistia publicou os relatos dos nove detidos na operação da Guarda Civil


O «saco», ameaças de violação, simulação de eléctrodos e apalpamentos são algumas das torturas denunciadas pelos nove independentistas detidos pela Guarda Civil na presença de médicos forenses e do próprio juiz Fernando Grande-Marlaska, que fez ouvidos surdos a esses testemunhos.

Lekukotasunak (testemunhos; eus)
-
«Nem sei quantas vezes perdi a consciência» (testemunhos recolhidos em notícia do Gara; cas)

O Movimento pró-Amnistia tornou públicos os relatos do tratamento infligido aos nove independentistas detidos pela Guarda Civil enquanto permaneceram incomunicáveis em instalações do corpo militar.

A aplicação do «saco» até sentir asfixia – alguns afirmaram que lhes foi aplicado umas 20 vezes –, os apalpamentos sexuais, as ameaças de violação e a simulação de eléctrodos são algumas das práticas denunciadas pelos detidos na presença do juiz Fernando Grande-Marlaska, quem fez ouvidos moucos e lhes deu ordem de prisão.

Já antes tinham relatado estes tormentos ao médico forense, que também não levou em conta o testemunho dos detidos.

O Movimento pró-Amnistia afirmou que a utilização da tortura é uma «decisão política» e reclama uma postura clara às forças políticas, sindicatos, Ararteko (Defensor do Povo na CAB) e aos agentes sociais.
Fonte: Gara