quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Procuradoria solicita a proibição da marcha da Adierazi EH!, convocada em Junho

A Procuradoria da Audiência Nacional espanhola solicitou ontem ao magistrado Ismael Moreno a proibição da manifestação convocada para depois de amanhã em Bilbo pela iniciativa Adierazi EH!. De acordo com a agência Europa Press, o pedido de proibição terá partido de um relatório enviado à Audiência Nacional por Lakua. Embora a convocatória da marcha tenha sido efectuada em Junho, parece que até ontem o Ministério Público não se tinha dado conta de que «a plataforma convocante não é mais que uma sucessão do Batasuna que segue as directrizes da ETA». Assim justifica o procurador do tribunal, Javier Zaragoza, o seu pedido de veto. «O acto foi convocado com o propósito de apoiar a estratégia da organização terrorista e de justificar as acções dos seus membros », afirma o procurador, que pede a Moreno que ordene ao Departamento do Interior de Lakua que «adopte as medidas necessárias para o impedir». Acrescenta que o protesto se deve a «uma estratégia identificada pela ETA e o Batasuna como 'muro popular contra a repressão'».

O que o Governo espanhol já proibiu, de facto, foi uma acção de apoio à Udalbiltza convocada para terça-feira em Madrid.
Fonte: Gara
A propósito da proibição da sessão informativa em Madrid pela Delegação do Governo espanhol, ver «Nota de imprensa da Plataforma de Madrid em Solidariedade com a Udalbiltza», em lahaine.org)

Ver também:
«Simples, como o mecanismo de uma chupeta», de Iñaki IRIONDO
À mensagem de Zapatero segundo a qual a situação é a mesma que antes do anúncio da ETA e ao empenho de Rubalcaba em insistir que não irá alterar a sua estratégia, o procurador da AN juntou música «heavy», para mostrar que ninguém ganha aos duros.

Editorial do Gara: «Um encontro com a história e contra a história»
-
Manifestação em Bilbau, no dia 11, pelos Direitos Civis e Políticos

Ver entrevista a Karmelo Landa, membro da Adierazi EH!: «O nosso objectivo é colocar a sociedade civil no posto de comando deste processo»