quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A Etxerat não atribui qualquer credibilidade a notícias relacionadas com a sentença sobre a doutrina Parot

Na sequência das notícias ontem veiculadas por alguns meios de comunicação social [La Razón, ABC, Cadena Ser] «sobre a sentença de Estrasburgo acerca da doutrina 197/2006», a Etxerat emitiu uma nota na qual afirma que, neste momento, «não existe qualquer tipo de comunicação oficial que nos permita saber se a sentença do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem é iminente ou próxima e, menos ainda, qual será o seu conteúdo».

A associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos afirma ainda que as notícias vindas a público sobre a referida sentença «não merecem qualquer credibilidade, tendo em conta a linha editorial dos órgãos de comunicação que as divulgaram, sempre favoráveis à doutrina 197/2006, bem como a qualquer outra medida de excepção aplicada às presas e aos presos políticos bascos».

Mais ainda, a Etxerat afirma que «alguns destes meios de comunicação apoiaram claramente a vontade expressa pelo Governo do PP no sentido de fazer pressão para que a sentença fosse favorável» aos seus interesses. «Se tivéssemos de comentar estas notícias, diríamos apenas o seguinte: trata-se de uma campanha para pressionar Estrasburgo, com o alarme social que está a gerar, condicionando dessa forma a sentença do tribunal», diz-se na nota.

«Sem querer entrar em especulações e competências exclusivas ao Tribunal», a Etxerat diz estar à espera de «uma resolução positiva», na medida em que essa será a «única solução que respeita os direitos fundamentais das pessoas e, concretamente, o direito à liberdade». «O Tribunal de Estrasburgo já o disse e estamos confiantes que o voltará a fazer», conclui a nota. / Ver: etxerat.info (cas / eus)  

Notícias relacionadas: Berria e naiz.info