sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia 9 de Novembro, em Gernika, será apresentado o «novo trajecto» da defesa dos direitos dos presos

Ontem, em Bilbo, várias figuras conhecidas da sociedade basca - da cultura, da política, do desporto ou do sindicalismo - divulgaram o acto que irá ter lugar no Centro Cultural Astra, em Gernika, no dia 9 de Novembro, com o lema «Ur jarioa» (água abundante). A partir daí será estruturada a enorme mobilização a favor dos direitos dos presos - assim o prevêem - de 11 de Janeiro em Bilbo.

A advogada Begoña Zabala e o escritor Juan Ibarrondo leram o manifesto da convocatória, que já recebeu o apoio de mais 40 cidadãos de diversas áreas da sociedade. Estiveram presentes, entre outros, a antiga futebolista do Athletic Eba Ferreira, o teólogo Félix Placer, o antigo deputado Jesús Pérez de Viñaspre, o ex-conselheiro da Justiça Joseba Azkarraga, o padre Román Landera ou a professora universitária Amaia Nerekan. Para além de afirmarem que a operação policial contra o Herrira foi uma «injustiça», avisaram que é impossível «atar» o mar.
Pensam que, se Espanha continuar a violar os direitos humanos, é possível que surjam mais sentenças como a de Estrasburgo sobre a Doutrina Parot. Pediram que os direitos dos presos sejam respeitados, considerando que tal se afigura essencial para a resolução do conflito. / Ver: Berria e ateakireki.com  

Etxerat: Conferência de imprensa sobre a sentença relativa à doutrina 197/2006 (eus / cas / fra)  

A AN DECRETA LIBERTAÇÃO DE JUAN MANUEL PIRIZ E ADIA DECISÃO SOBRE JOXEPA ERNAGA
A Audiência Nacional espanhola decretou a libertação do preso Juan Manuel Piriz (Portugalete, Bizkaia) e adiou para 8 de Novembro a decisão sobre Joxepa Ernaga (Erroibar, Nafarroa). A partir dessa data, o plenário do tribunal especial reúne-se todas as sextas-feiras para resolver os recursos contra a doutrina 197/2006, invalidada pelo Tribunal de Estrasburgo. Piriz saiu da cadeia de Botafuegos (Algeciras, Cádis) hoje à tarde, depois de passar 29 anos e 8 meses na prisão. (naiz.info)  

O TRIBUNAL DE CASSAÇÃO ADIA PARA 30 DE OUTUBRO DECISÃO SOBRE JOKIN ARANALDE
A mais alta instância judicial no Estado francês devia ter-se pronunciado esta quinta-feira sobre o caso de Jokin Aranalde, depois de a sua defesa ter recorrido da aprovação da sua extradição para o Estado espanhol, a 25 de Setembro último, pelo Tribunal de Pau. Contudo, a decisão sobre o mandado europeu foi adiada para 30 de Outubro.

Aranalde foi detido a 24 de Junho, pouco depois de ter sido nomeado porta-voz do Colectivo de Refugiados Políticos Bascos (EIPK) e ter estado presente num acto em Biarritz (Lapurdi) em que estes tornaram pública a sua contribuição para o processo de paz. / Ver: naiz.info