terça-feira, 8 de outubro de 2013

Arratia: apagão contra a destruição do emprego e a desindustrialização a 30 de Outubro

A plataforma Arratian Lan eta Bizi! prepara um «grande apagão eléctrico» para dia 30 deste mês, para denunciar o processo de desindustrialização e de empobrecimento da comarca, perante a passividade da Deputação da Bizkaia e do Governo de Gasteiz. 

Em Bedia, um grupo de jovens, sindicalistas e de colectivos sociais, abordaram a dura realidade que atravessa a região biscainha de Arratia. «Não é diferente da que se vive noutras comarcas da Bizkaia ou de Euskal Herria, mas não é por isso que deixa de nos preocupar», precisaram. Neste momento, o problema fundamental é o da deslocalização da Incoesa.
Para os membros da Plataforma Arratian Lan eta Bizi! [viver e trabalhar em Arratia], a situação é de «empobrecimento progressivo e generalizado da população», o que se relaciona com os «interesses económicos do capital, que condenam as pessoas a condições de trabalho cada vez mais precárias e a um mercado laboral cada vez mais difícil e frágil».

Na radiografia que apresentaram da comarca, destacaram a questão do desemprego, que atinge mais de mil pessoas: «cerca de 340 em Igorre, 250 em Lemoa, 70 em Dima, 40 em Artea, 65 em Zeanuri e 78 em Bedia». De acordo com a plataforma, os números do desemprego «duplicaram desde 2009»; em relação ao mesmo período do ano passado, «aumentaram 20%».

«Estamos perante uma destruição de emprego sem precedentes. Não só estão a ocorrer inúmeros despedimentos individuais, que parecem passar despercebidos, como estamos viver um processo de desindustrialização silenciosa, de que são exemplo o encerramento da Incoesa e da Prefabricados Lemona, ou os despedimentos na Alfus FCC Ámbito».

Mobilizações
A Plataforma Arratian Lan eta Bizi! pediu a todas as pessoas que «defendam o tecido industrial» da região e que «respondam de forma conjunta» a uma situação que põe «em risco a sobrevivência da comarca».

Por isso, decidiram convocar uma «resposta directa» para 30 de Outubro, com a iniciativa «Argie amatau etorkizune izitako!». O objectivo é conseguir levar a cabo um grande apagão eléctrico, ao anoitecer, e, ao mesmo tempo, realizar mobilizações em todas as localidades da região. Para que a resposta seja o mais ampla e participativa possível, a plataforma convidou todos os habitantes de Arratia a participar na iniciativa, fazendo-lhes chegar todas as ideias que tiverem. / Juanjo BASTERRA / Ver: Gara