domingo, 13 de outubro de 2013

A Ahaztuak homenageou Periko Solabarria, símbolo da luta da classe trabalhadora

O histórico militante dedicou a homenagem que lhe foi tributada em La Arboleda (Bizkaia) aos jovens da Ernai que, como ele, foram imputados pela Audiência Nacional espanhola e aos presos políticos bascos.

O acto organizado pela Ahaztuak 1936-1977 começou às 11h00 em Triano, zona mineira da comarca biscainha de Meatzaldea onde Periko Solabarria foi padre nos anos mais duros. O historiador Txema Uriarte recordou que nas minas desta comarca nasceu e se desenvolveu o movimento operário basco; ali se realizou a primeira grande greve, em 1890, no decorrer da qual «oito colunas com mil mineiros cada» desceram pelas encostas em manifestação «para reivindicar liberdade e jornadas laborais de oito horas».

A homenagem continuou na Praça de Zugastieta. Margari López, que teve de se refugiar naquela zona «após a entrada dos batalhões fascistas», também foi homenageada.

Estiveram presentes no acto a secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, uma trabalhadora da Konecta, Leire Sainz-Ezkerra, o ex-preso político Paul Asensio (entre outros) e Anita Sirgo e Vicente Solis, dois comunistas que trouxeram um abraço solidário dos mineiros da região do Nalón (Astúrias). / Ver: naiz.info e boltxe.info [com fotos] / Sobre a convocatória da Ahaztuak, ver aqui.