quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sindicatos abertzales pedem às instituições bascas que rejeitem a reforma educativa

Membros dos sindicatos ELA, LAB e STEE-EILAS, bem como de colectivos ligados à Educação, concentraram-se hoje em Bilbo e Iruñea contra a reforma educativa, exibindo faixas com a inscrição «Euskal Herrian gure hezkuntza eraiki. LOMCEri ez» [Construir a nossa Educação em Euskal Herria. Não à LOMCE].

Em declarações aos jornalistas presentes na concentração realizada frente à Subdelegação do Governo espanhol em Bilbo, a representante do STEE-EILAS, Arantza Fernández Garaialde, sublinhou que, com a aprovação da LOMCE no Congresso espanhol, «não começa nem acaba nada».

«Sabemos que estão a aprovar a lei, mas nós vamos continuar a lutar contra ela e instamos cada qual, governos, instituições e partidos políticos, a opor-se à lei no seu respectivo âmbito», disse. Em concreto, os sindicatos exigem aos governos da CAB e de Nafarroa que «recorram a todos os meios possíveis» para evitar a aplicação do projecto educativo do ministro José Ignacio Wert.

Para além de protestarem contra a aprovação da reforma educativa, os participantes nas concentrações fizeram ainda um apelo à participação na manifestação nacional convocada para o próximo sábado na capital biscainha.

A mobilização é organizada pelos sindicatos abertzales juntamente com colectivos ligados à educação, como Ikastolen Elkartea, Ikasle Abertzaleak ou Nafarroako Ikastetxeetako Zuzendarieen Elkartea.

Para estes grupos, a reforma do Governo do PP é «retrógrada, espanhola, doutrinante, elitista e machista». / Ver: naiz.info

AMAIUR protesta no Congresso espanhol
No Congresso espanhol, onde a reforma foi aprovada, o porta-voz da Amaiur, Xabier Mikel Errekondo, afirmou que as forças soberanistas «jamais deixarão que esta lei aberrante» seja imposta a Euskal Herria. «Esta lei cheira a naftalina», disse.

Antes de terminar a sua intervenção, falou em euskara por duas vezes, sendo advertido por isso, e «representou um castigo», esticando os braços para os lados, com um livro em cada uma das mãos. E disse: «É esta a sua Educação, obedecer e calar; se não, castigado como se fazia nas escolas franquistas». / Ver: Amaiur [com vídeo]  

ERNAI critica duramente a reforma educativa do PP
A Ernai criticou de forma veemente a aprovação desta reforma, que considera reaccionária e centralista. Numa nota, a organização juvenil abertzale afirma que a aprovação da Lei Wert, hoje, no Congresso espanhol, constitui um ataque ao ensino público de qualidade, abrindo as portas à sua privatização, e um ataque a Euskal Herria, que não necessita desta reforma educativa. Por isso, faz um apelo à participação na manifestação deste sábado em Bilbo, contra a Lomce e em defesa da construção de um modelo educativo próprio. / Ver: topatu.info