terça-feira, 29 de outubro de 2013

Centenas de pessoas mobilizaram-se em Antsoain pela defesa dos direitos civis e políticos

No domingo, uma grande mobilização denunciou em Antsoain (Nafarroa) a operação policial contra o Herrira, bem como os processos judiciais contra a esquerda abertzale e a juventude independentista que estão a decorrer em Madrid.

Realizou-se este domingo, 27, uma manifestação em Antsoain com o lema «Eskubide zibil eta politikoen alde» [Em defesa dos direitos civis e políticos]. Partiu da Praça Lapurbide por volta das 13h00 e, depois de percorrer as ruas da localidade, terminou Praça Euskal Herria.

A mobilização tinha como objectivo denunciar certos acontecimentos que têm afectado esta localidade de Iruñerria [Comarca de Pamplona] nas últimas semanas: por um lado, Fermin Martínez e Artzai Santesteban estão a ser julgados no tribunal especial espanhol, no âmbito do processo contra a Segi; por outro, Imanol Karrera e Jon Garay foram detidos na operação policial contra o movimento Herrira.

Participaram na manifestação cerca de 270 pessoas, e, no final, dois habitantes de Antsoain leram, em representação de diversos sectores e colectivos da localidade, um manifesto em defesa dos direitos civis e políticos.
Amanhã, 30 de Outubro, realiza-se uma sessão de Câmara. Tem havido reuniões com a maior parte dos grupos municipais para partilhar com eles a leitura destes acontecimentos e para levar à sessão camarária uma moção acordada entre todos. Para além disso, no dia 7 de Novembro o Herri Harresia/Muro Popular de Antsoain realiza uma assembleia aberta para decidir quais as próximas acções a levar a cabo. / Fonte: ateakireki.com