sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ataque ao Herrira: Emili Martin e Jon Mintegiaga intimados a depor na AN espanhola

Emili Martin, porta-voz do Herrira em Ipar Euskal Herria, e Jon Mintegiaga, membro do mesmo movimento no Sul, foram intimados pelo juiz Eloy Velasco a depor como acusados no dia 5 de Novembro na Audiência Nazional espanhola, no âmbito da operação político-policial contra o movimento de defesa dos direitos dos presos políticos bascos, no dia 30 do mês passado, que se saldou com a detenção de 18 pessoas (entretanto libertadas) e com a suspensão das actividades do Herrira por dois anos, o encerramento das suas contas bancárias, das páginas de Internet e das contas nas redes sociais.

A situação foi confirmada pelos advogados de Jon Mintegiaga ao kazeta.info. Tal como as 18 pessoas detidas a 30 de Setembro, pendem sobre eles as acusações de «pertença a grupo terrorista», «financiamento» e «enaltecimento do terrorismo».

Jon Mintegiaga encontrava-se na sede do Herrira em Hernani (Gipuzkoa) quando a Guarda Civil lá entrou, mas pôde seguir em liberdade. Emili Martin, porta-voz do Herrira no Norte do País Basco, já então era mencionada no processo judicial formulado pelo juiz Eloy Velasco contra o movimento popular. Ainda não foi notificada oficialmente. / Ver: naiz.info e kazeta.info [Na foto: Emili é a primeira do lado direito.]

AGENTES SOCIAIS reuniram-se em Baiona para denunciar ataque ao Herrira
Agentes sociais de Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa [herrialdes do Norte do país] reuniram-se na terça-feira, 8, em Baiona, convocados pelo Herrira, para discutir a forma «de se constituírem como agentes dinâmicos da defesa dos direitos dos presos e dos refugiados».

Para além de se fazer uma leitura sobre o «ataque» ao Herrira desencadeado pela Audiência Nacional espanhola, na reunião também se debateu as «consequências da proibição das actividades» do movimento popular. Para o Herrira, o mais importante foi o facto de todos concordarem que é preciso «passar das palavras às acções».

Na reunião estiveram: Mattin Olzomendi (festival EHZ), Annie Arroyo e Michel Berger (Comité De Droits de l'Homme du Pays Basque), Eñaut Aramendi (LAB), Laurence Hardouin (associação Cimade), Erregina Dolosor (sindicato CFDT) Jean-François Lefort (Sortu), Christophe Desprez (Ligue de Droits de l'Homme), Maitena Thicoipe e Amaia Fontang (movimento popular Bake Bidea), Muriel Lucantis (Etxerat), Menane Oxandabarratz (Abertzaleen Batasuna) e Sylvie Laplace e Claude Larrieu (Nouveau Parti Anticapitaliste). / Ver: Gara e kazeta.info