sábado, 26 de abril de 2014

A Deputação içou uma ikurriña gigante na Praça de Gipuzkoa, em Donostia

Enquanto o antigo capitão da Real Sociedad Inaxio Kortabarria içava a bandeira que a Deputação decidiu colocar na Praça de Gipuzkoa em resposta à obrigatoriedade de exibir a bandeira espanhola no Palácio Foral, os presentes cantaram o «Txoria txori», de Mikel Laboa. A praça estava repleta de gente, que fez ouvir palavras de ordem a favor da ikurriña e da independência. O acto previsto teve de ser alterado, pois o deputado-geral, Martin Garitano, sentiu-se mal no início da cerimónia.

Na Praça de Gipuzkoa, em Donostia, há uma ikurriña gigante a partir de hoje, em protesto contra a ordem da Justiça espanhola que obriga a colocar a bandeira de Espanha nos edifícios institucionais do País Basco Sul. Contudo, o acto previsto teve de ser alterado, depois de o deputado-geral, Martin Garitano, se ter sentido mal. Inicialmente, pensou-se que seria um enfarte, mas os médicos já rejeitaram essa possibilidade. Garitano foi levado para o hospital, onde recupera e permanece sob observação.

Mesmo com atraso, Inaxio Kortabarria içou a ikurriña, com os presentes a gritarem «Ikurrina bai, espainola ez» [ikurriña sim, espanhola não] e «independentzia». Particularmente emotiva foi a parte em que se cantou o «Txoria txori», de Laboa, com a bandeira a ser içada. Depois, dançou-se um aurresku à ikurriña, e os bertsolaris Andoni Egaña e Alaia Martin dedicaram-lhe bertsos. Larraitz Ugarte, do Governo foral, aludiu à intervenção que Garitano tinha preparado e agradeceu a todos os que estiveram presentes. / Ver: Berria

Içar da ikurriña [BerriaTB]