sexta-feira, 25 de abril de 2014

O Mugitu «decora» vários painéis publicitários para exigir paralisação do TGV

Membros do Mugitu decoraram 5 grandes painéis publicitários com mensagens contra o TGV nas estradas de Tafallaldea e Erribera (Nafarroa). Para os dias 14 e 15 de Junho agendaram uma «marcha ciclista desobediente» contra esta obra faraónica, entre Tafalla e Castejón.

O Mugitu Mugimendua voltou a deixar claro «o absurdo» do Comboio de Alta Velocidade, colocando grandes mensagens de oposição ao projecto em vários painéis publicitários junto a estradas de Nafarroa. Com esta acção, o movimento de oposição ao TGV quer exigir ao Governo navarro que «pare as obras em marcha» no Sul do herrialde. «Queremos revelar a falsidade da mensagem que diz que o TAV traz bem-estar social, progresso e riqueza económica. Na verdade, este projecto já se está a transformar num fardo bem pesado, pois é sinónimo de dívida, défice e enorme desperdício de recursos públicos», criticam.

O Mugitu considera que o TGV é um projecto que se caracteriza pela «falta de debate social», afirmando que não existe informação pública e que o projecto está a ser construído «de costas voltadas para os cidadãos». Assim, os seus membros recorreram a estes painéis para dar a conhecer «os graves impactos ecológicos, económicos e sociais do TGV e denunciar a propaganda oficial dos promotores desta macro obra». Ver: ahotsa.info / Fotos: ekinklik.org

Ver também: «A AHT Gelditu! Elkarlana denuncia a falta de informação do PNV sobre o TGV» (boltxe.info)