quarta-feira, 30 de abril de 2014

Baigorri em festa com a 35.ª edição do Nafarroa Eguna

Milhares de pessoas acorreram este domingo, 27, à localidade baixo-navarra de Baigorri, para participar na 35.ª edição do Nafarroa Eguna [Dia de Navarra] e, dessa forma, afirmar «as suas raízes ancestrais, a sua língua [o euskara] e a sua identidade». O ambiente de festa imperou ao longo do dia.

Como é habitual, as actividades programadas pela Basaizea Kultur Batasuna começaram logo de manhã cedo, com bertsolaris, dantzaris, gigantes e cabeçudos nas ruas. Houve também um almoço popular; as danças e os concertos duraram até à noite.

No acto de abertura, estiveram presentes vários autarcas de Nafarroa Beherea, a presidente da Udalbiltza, Mertxe Aizpurua, e a deputada do EH Bildu Laura Mintegi. Jean-Michel Koskarate, autarca abertzale recém-eleito em Baigorri, sublinhou que a festa tem como objectivo «fortalecer os laços em todos os âmbitos».

Como é costume, o Nafarroa Eguna incluiu também uma marcha a favor dos presos , tendo os presentes aproveitado a ocasião para fazer um apelo à participação na mobilização que terá lugar dia 14 de Junho em Baiona.

Nafarroaren Eguna [Askatasun Taupadak] Ver: kazeta.info, naiz.info e Turrune!