sábado, 12 de abril de 2014

Pescadores barbudos sacam bandeira espanhola de Villabona e mandam-na a Urquijo

Ontem à tarde, cerca de uma de dezena de pessoas mascaradas de arrantzale bizardunak [pescadores barbudos], que conhecemos nas festas de San Fermin do ano passado, tiraram a bandeira espanhola do edifício da Câmara Municipal de Amasa-Villabona (Gipuzkoa), para depois a enviarem ao delegado do Governo espanhol na CAB, Carlos Urquijo, por correio. De acordo com a informação veiculada pelo Tolosaldeko Ataria, os «pescadores» levaram a cabo a acção em ambiente de festa e exibindo uma faixa em que se lia «Geurea ikurriña, inposaketarik ez!» (a ikurriña é a nossa, não às imposições).

Algo de semelhante aconteceu no final de Fevereiro em Donostia, onde pessoas disfarçadas de arrantzales barbudos tiraram a bandeira espanhola da Câmara Municipal [vídeo].

Recorde-se que nos últimos meses, todos os Municípios têm estado a ser notificados pelo delegado espanhol para colocar a bandeira como a Lei manda: «la bandera de España ocupará lugar preeminente y de máximo honor y las restantes no podrán tener mayor tamaño». / Ver: naiz.info [Viva o povo soberano que luta para derrubar o tirano!]