domingo, 13 de abril de 2014

A Ertzaintza prendeu em Bergara um jovem acusado de roubar a bandeira espanhola do tribunal

A Polícia regionalista espanhola entrou no Gaztetxe de Bergara (Gipuzkoa), obrigou quem estava lá dentro a sair e levou um jovem detido. Porque tinha havido festa na localidade o dia todo, no momento da invasão policial estava muita gente a divertir-se no gaztetxe. Testemunhas disseram ao Topatu que, no exterior, os polícias se fartaram de tirar fotos aos jovens, que foram encostados a uma parede. Para além disso, viveram-se momentos de grande tensão quando os polícias carregaram de forma violenta sobre quem protestava contra a situação; vários jovens ficaram feridos.
De acordo com as testemunhas, quando os ertzainas se estavam a ir embora, disseram que o jovem que levavam detido não era o que tinha roubado a bandeira. E confessaram que o prendiam porque tinha semelhanças físicas com um dos três encapuzados que aparecem no vídeo das câmaras de segurança a tirar a bandeira do tribunal. Mesmo assim, o jovem foi detido e levado para a esquadra; foi libertado pouco depois, acusado de roubar a bandeira.

Os membros do Gaztetxe convocaram uma assembleia extraordinária para este domingo às 16h00 e pediram às pessoas que comparecessem às 19h00 na Herriko plaza, para ali darem mais informação sobre o que se passou. / Ver: topatu.info [A tira é de Zaldieroa (Berria, 2/10/2013) (Olha! O solo ético! / Onde? / AQUI!!)]