quarta-feira, 30 de abril de 2014

Um detido em Tafalla, após votação de moção a favor de Sota

A família de Fernando Sota apresentou uma moção em defesa do jovem, que ontem foi votada numa sessão de Câmara em Tafalla (Nafarroa). A moção não foi aprovada, uma vez que houve sete votos a favor (6 do Bildu e 1 da IT) e sete contra (da UPN); os «socialistas» abstiveram-se.

A detenção ocorreu no final da votação, poucos minutos depois de os amigos e familiares de Sota terem abandonado a sala municipal. Os militares detiveram Francisco Javier Fernández por «resistência e desobediência», acusando-o de os ter insultado e agredido. De acordo com o portal ahotsa.info, ontem a Guarda Civil ocupou a localidade navarra, instalando controlos em todas as entradas de Tafalla.

Recorde-se que, há dois anos e meio, Fernando Sota foi acusado de «enaltecimento do terrorismo» por afixar fotos dos presos Inés del Río e Josu Bravo. Recentemente, foi condenado a um ano de cadeia. Apesar de os tribunais não decrretarem o cumprimento efectivo da pena quando inferior a dois anos, a juíza Concepción Espejel deu ordem de prisão ao jovem de Tafalla. E este decidiu esconder-se.

4 de Maio, manifestação em Tafalla: FerLibre! Ver: Berria

CONCENTRAÇÃO EM IRUÑEA PELOS DIREITOS DOS PRESOS
Como é habitual às segundas-feiras, no dia 28 realizou-se uma concentração frente à sede do PP em Iruñea [Pamplona] para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viver em Euskal Herria. Estiveram presentes 52 pessoas, que exibiram faixas com as seguintes inscrições: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira», «La dispersión mata» e «Epaiketa politikorik ez / No a los juicios políticos». / Ver: lahaine.org