segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Guarda Civil deteve 21 pessoas, acusadas de «enaltecimento do terrorismo»

A Guarda Civil, agindo às ordens dos fascistas espanhóis, que alentam exibições armadas em escolas e têm um longo cadastro na protecção de franquistas e torturadores «democráticos», deteve hoje 21 pessoas por alegadamente «enaltecerem o terrorismo da ETA» através das redes sociais, nomeadamente via Twitter e Facebook. Quinze pessoas foram detidas em Euskal Herria e mais seis no resto do Estado espanhol (duas nas Astúrias, uma em Castela e Leão, uma na Galiza e duas na Catalunha). Dois dos detidos são menores de idade.

As acusações e o nome da operação - «Araña» - foram divulgados pelo Ministério espanhol do Interior numa nota. De acordo com esta fonte, foram confiscados aos detidos os seus telefones móveis e outros dispositivos electrónicos portáteis.

Quinze em Euskal Herria
No que diz respeito aos bascos, Karmele Dorronsoro foi detida em Ormaiztegi (Gipuzkoa); Asier Gartziandia foi preso em Arbizu (Nafarroa); a bilbaína Zuriñe Peral foi detida em Gernika (Bizkaia); Aitor Martínez (natural de Laudio, Araba) foi detido em Bilbo; Erlantz López de Ocariz e Santos Dual foram presos em Gasteiz. Não há mais informação sobre os outros detidos.
Fora de Euskal Herria, o poeta Aitor Cuervo foi preso em León. A operação continua aberta.

Mobilizações, porque «não temos medo nem nos calam»
Foram convocadas diversas mobilizações para exigir a liberdade dos detidos e em protesto contra o ataque à liberdade de expressão dos utilizadores das redes sociais levado a cabo pelo Estado espanhol fascista.
Houve uma concentração em Arbizu; em Laudio, manifestaram-se mais de 500 pessoas (na foto); em Gernika, também algumas centenas. / Ver: naiz.info, Berria, aiaraldea.com, ahotsa.info e gazteiraultza.info