domingo, 27 de abril de 2014

Gernika: concentração anti-imperialista e pelo direito a decidir

Várias dezenas de pessoas concentraram-se ontem em Gernika, respondendo à convocatória que a Ahaztuak 1936-1977 e a Askapena fizeram, com o lema «Eraso inperialistarik ez... Ez Gernikan, ez inon! Gora herrien bonrondatea!» [Não aos ataques imperialistas. Nem em Gernika nem em nenhum sítio do mundo! Viva a vontade dos povos!].

Para estas associações, o bombardeamento de Gernika pelas forças fascistas foi «um ataque frontal e criminoso contra a liberdade das pessoas e dos povos, ou seja, contra o direito que lhes assiste a decidirem em liberdade sobre si mesmos, sobre o seu presente e o seu futuro» - algo que ainda acontece hoje em lugares como a Síria, a Palestina, a Venezuela, a Ucrânia e também em Euskal Herria, embora recorram as formas mais sibilinas.

Depois da concentração, os participantes integraram-se no cordão humano que a Gernika Batzordea e a iniciativa «Gure Esku Dago» convocaram pela defesa do direito a decidir. / Ver: ahaztuak 1936-1977

Movimentos antifascistas basco e alemão juntos em Gernika, no 77.º aniversário
Duas brigadas antifascistas alemãs, uma de Mainz e outra de Hanôver, participaram ontem nos actos levados a cabo pela organização Gernika Batzordea para assinalar o 77.º aniversário do bombardeamento da vila biscainha.
Oroimena, duintasuna eta borroka / Memória, dignidade e luta / Ver mais fotos: Sare Antifaxista