sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A Polícia francesa deteve outro membro da Aitzina

Ieltxu Ostolaza, membro da Aitzina, movimento juvenil abertzale de esquerda do País Basco Norte, foi detido esta manhã em sua casa, em Ahurti (Lapurdi), pela Polícia francesa. Na semana passada, Ostolaza tinha sido intimado a depor, juntamente com Koldo Etxegarai, por causa de uma acção levada a cabo pela Aitzina a 14 de Julho, dia nacional da República Francesa, mas ambos se recusaram a comparecer na esquadra.

A intimação a Ieltxu Ostolaza e Koldo Etxegarai surge na sequência da acção levada a cabo pela Aitzina a 14 de Julho deste ano, retirando das estradas de Euskal Herria cem placas que indicavam os nomes das terras em francês e mandando-as de comboio para Paris, por considerarem que aquilo «não lhes pertencia». No dia 15 de Outubro, a Polícia francesa prendeu um membro do movimento juvenil e efectuou buscas na sua sede em Baiona, da qual levou material informático.

No dia 20 deste mês, Ostolaza e Etxegarai, apoiados por outros jovens, deram uma conferência de imprensa em Baiona na qual anunciaram que «não iam entrar no jogo deles» e acusaram o Estado francês de prosseguir com «o esquema de sempre». Ieltxu Ostolaza foi libertado ao início da tarde, mas a Aitzina manteve a mobilização convocada em protesto contra a detenção (18h30, frente à Câmara Municipal de Baiona). / Ver: topatu.info e kazeta.eus