quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Não abranda a luta dos trabalhadores do Osakidetza

A 13 de Outubro, os sindicatos que representam os trabalhadores do serviço público de saúde da Comunidade Autónoma Basca decidiram marcar cinco dias de greve, em defesa do emprego público de qualidade e contra a política de cortes e de desinvestimento no sector. A primeira jornada de luta teve lugar há uma semana nos três territórios da CAB. Hoje, fizeram greve os trabalhadores de Araba.

Numa nota, o LAB faz uma avaliação muita positiva da greve nos hospitais e centros de saúde públicos do território de Araba e dá exemplos disso; afirma, contudo, não poder avançar com dados concretos relativos à adesão, em virtude dos abusivos serviços mínimos impostos e não tendo ainda conhecimento do que se passava no turno da tarde; revela que foi forte a participação nas concentrações convocadas para outros herrialdes.

Em causa está a destruição de 3000 postos de trabalho nos últimos anos, o aumento da precariedade, a degradação das condições de trabalho e o aumento da carga laboral. Os sindicatos exigem uma outra política para o sector da saúde, com maior investimento e a criação de emprego público de qualidade.

De manhã, realizou-se uma manifestação em Gasteiz e houve várias concentrações nos territórios de Gipuzkoa e da Bizkaia, que recebem o testemunho da luta (greves de 24 horas) nos dias 20 e 27, respectivamente. Se nada mudar no figurino negocial, que parece estar num impasse, realiza-se ainda uma greve de 24 horas no dia 4 de Dezembro em todos os territórios da CAB. / Ver: Berria, LAB e aseh

Em Nafarroa: «Trabalhadores do CHN fizeram paralisação "para denunciar penosas condições de trabalho"» (ahotsa.info)
Dezenas de trabalhadores do Complexo Hospitalar de Navarra concentraram-se, hoje, às 14h00, frente ao edifício Príncipe de Viana, aderindo à paralisação de uma hora convocada pelo sindicato LAB.