quarta-feira, 19 de novembro de 2014

BDS Bizkaia denuncia presença do autarca de Bilbo no congresso do sector imobiliário israelita

O núcleo biscainho da BDS (campanha de boicote, desinvestimento e sanções contra o Estado de Israel) emitiu uma nota em que critica de forma veemente a viagem que o presidente da Câmara de Bilbo, Ibon Areso (PNV), está a fazer a Israel, onde é convidado de honra no Congresso Anual do Sector Imobiliário israelita, organizado pelo Israeli Building Center.

A nota sublinha a «contínua e imparável política colonialista e expansionista» que o Estado sionista leva a cabo nos territórios ocupados da Palestina, onde hoje existem mais de 800 000 colonos, e considera que, com a sua presença neste congresso, o autarca bilbaíno «está a ser cúmplice da colonização e, ainda, a fomentá-la».

«Israel é, desde a sua criação, um país que viola constantemente os direitos humanos do povo palestiniano e as leis internacionais. Este Verão perpetrou um massacre em Gaza, assassinando quase duas mil pessoas, dois terços das quais eram mulheres e crianças», afirma a BDS Bizkaia, que condena a visita do presidente da Câmara Municipal de Bilbo a Israel e pede à população basca que se una à denúncia. / Ver: Komite Internazionalistak