domingo, 16 de novembro de 2014

Morreu Jul Bolinaga, fundador dos RIP

Jul Bolinaga morreu ontem à noite, de forma súbita, quando tocava com os The Potes no gaztetxe de Bergara (Gipuzkoa). Jul actuava num concerto de comemoração dos 30 anos da Txapa Irratia, sentiu-se indisposto e caiu desamparado em palco, por volta das 19h30. Os serviços de emergência já não o conseguiram reanimar.

Com o irmão, Txerra Bolinaga, Jul era um dos dois sobreviventes dos Doble Cero, que pouco depois se transformaram nos RIP. No seu período de esplendor, nos anos 80, esta banda de Arrasate (Gipuzkoa) foi pioneira naquilo que ficou conhecido como Rock Radical Basco e teve seguidores em todo o mundo.

Para além de Jul (guitarra) e Txerra (bateria), o quarteto fundador dos RIP era composto por Eduardo Mancebo, Portu (baixo) e Carlos Agirreurreta, Mahoma (voz).

RIP - 25 anos. História viva do punk. Entrevistas Ver: boltxe.info e naiz.info

Leitura: «Siempre está en mi mente!!», de Juanra KOP (lahaine.org)
«Perros que imponen sus putas leyes en las comisarias / Curas predicando mentiras para ganarse la vida / Ministros incontrolados engañan al personal / Y tú que eres un imbécil les sigues por detrás» [...] Eran otros tiempos, me dicen ahora, y yo sonrío porque pienso que pertenecer a una misma clase, trabajadora y combativa no es una cuestión de tiempos que cambian...