quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Começa a 12 de Janeiro o julgamento dos incriminados na operação de Segura

A Audiência Nacional espanhola marcou para 12 de Janeiro o início do julgamento de 35 pessoas incriminadas na sequência da operação contra a esquerda abertzale levada a cabo pela Polícia espanhola, em Outubro de 2007, em Segura (Gipuzkoa), e decretada pelo juiz-estrela Baltasar Garzón.

A operação contra a esquerda abertzale que teve início a 4 de Outubro de 2007 com a detenção de 23 pessoas, após uma reunião realizada em Segura (Gipuzkoa), foi o começo de um processo que se arrastou mais sete anos até ao julgamento no tribunal de excepção, agora anunciado, e no qual são arguidas 35 pessoas.

Acusados de pretenderem «reconstruir» a mesa nacional do Batasuna e da prática de «actividades ilegais», os imputados devem ser julgados ao longo do mês de Janeiro, em oito sessões, agendadas para os dias 12, 13, 14, 19, 20, 21, 29 e 30. É, contudo, previsível que o julgamento se prolongue para lá das datas marcadas pela AN espanhola.

A operação foi decretada por Baltasar Garzón, estando no governo o PSOE - Zapatero era o primeiro-ministro e Rubalcaba o ministro do Interior. / Ver: naiz.info e Berria