sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Pela liberdade dos 28, Libre e Eleak organizam deslocação à AN a 18 de Dezembro

O julgamento dos 28 jovens independentistas bascos acusados de pertencer à Segi, que tem estado a decorrer em Madrid, termina a 18 de Dezembro. A dinâmica Libre e o movimento Eleak decidiram organizar mobilizações e fazer um apelo à sociedade basca para que, nesse dia, se desloquem até à Audiência Nacional espanhola, para ali reivindicarem «Konponbidea bai, epaiketarik ez» [sim à solução, não aos julgamentos].

Na conferência de imprensa que hoje deram em Gasteiz, membros de Eleak e Libre anunciaram que vão organizar autocarros para a viagem a Madrid; afirmaram ainda que a sociedade basca não quer «julgamentos políticos», mas sim encontrar uma solução para o conflito. «Vamos a Madrid dizer que, da mesma forma que os 40 jovens antes julgados foram absolvidos, agora os 28 também o devem ser», salientaram.

Em solidariedade com os jovens, foram agendadas diversas mobilizações e actos para as próximas semanas. Ainda em Novembro: a 28, haverá uma manifestação em Burlata (Nafarroa); já em Dezembro: a 13, realiza-se uma mobilização à volta do tribunal de Bergara (Gipuzkoa); a 19, a corrida Libre em Donostia; a 20, a Herritarren Martxa em Gasteiz. / Ver: Berria