quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Centenas de estudantes manifestaram-se em Leioa contra as reformas no ensino superior

A manifestação que hoje, 27, teve lugar no campus de Leioa da Universidade do País Basco foi convocada pelo sindicato estudantil Ikasle Abertzaleak (IA) e culminou uma semana de luta contra a Estrategia Universidad 2015 (EU2015), designação atribuída pelo Governo espanhol a um conjunto de reformas no ensino superior que constituem o prolongamento e o aprofundamento do Processo de Bolonha.
Várias centenas de estudantes percorreram o campus biscainho em manifestação para repudiar a mercantilização e a elitização do ensino superior, que as novas reformas aprofundam, e para reivindicar um sistema educativo ao serviço do povo.

A mobilização terminou junto à Reitoria. Ali, quatro estudantes tentaram chegar à fala com o reitor, Iñaki Goirizelaia, para lhe apresentar o seguinte caderno reivindicativo: a não aplicação das reformas e a criação de uma mesa composta por elementos da direcção da universidade e por estudantes, com vista à constituição de um sistema educativo que esteja ao serviço do povo, onde seja garantido o ensino em euskara e com condições dignas.

Uma vez que o reitor não se mostrou disponível para dialogar, a manifestação dividiu-se em quatro grupos, que ocuparam instalações das faculdades de Direito, de Ciências, de Medicina e de Ciências Sociais e da Comunicação.
Os estudantes acabaram por falar ao telefone com Gorizelaia, que lhes disse que «tinha a agenda preenchida nos próximos 15 dias». Contudo, enviou um vice-reitor e outro interlocutor ao encontro dos estudantes, tendo ficado agendada para a próxima terça-feira uma reunião entre o reitor e uma representação do Ikasle Abertzaleak. No final da ocupação, os estudantes afirmaram que alcançaram o objectivo pretendido, «mas que a luta só agora começou».

O que é a EU2015? [Ikasle Abertzaleak] Ver: topatu.info e aseh