segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mikel Zabalza, assassinado há 29 anos, será novamente homenageado

No âmbito do 29.º aniversário do assassinato de Mikel Zabalza, familiares e amigos seus, bem como habitantes de Orbaitzeta (Nafarroa), de onde era natural, organizaram diversas iniciativas para «denunciar a tortura, homenagear a memória do jovem e pedir que se faça justiça». Há 29 anos, a Guarda Civil prendeu o natural de Orbaitzeta em Donostia, e nada se soube dele até o seu o corpo aparecer, alguns dias mais tarde, sem vida, nas margens do rio Bidasoa. A versão oficial divulgada foi a de que Zabalza se afogara ao tentar fugir. Contudo, para a família, a sociedade basca e a maioria dos partidos políticos, Mikel morreu quando estava a ser torturado pela Guarda Civil.

Devido à falta de esclarecimento oficial que ainda hoje paira sobre os factos, a iniciativa popular Mikel Zabalza gogoan afirma que «irá continuar a lutar pela verdade, o reconhecimento e a reparação».

Programa
No dia 15, às 19h00, alguns dos arguidos no processo contra os 28 jovens independentistas darão uma conferência sobre «A tortura nos julgamentos dos jovens», na Casa das Juntas de Aribe (Vale de Aezkoa). No dia 23, ao meio-dia, terá lugar a homenagem na Orbaitzetako Ola [Antiga Fábrica de Armas]. / Ver: ahotsa.info