quarta-feira, 22 de abril de 2009

Arturo Villanueva, ‘Beñat’, detido em Belfast


O iruindarra Arturo Villanueva, ‘Beñat’, foi detido hoje de manhã pela Polícia em Belfast, no Norte da Irlanda. A Audiência Nacional espanhola tinha emitido um mandado de captura a nível europeu.

O iruindarra [natural de Iruñea] foi detido em Belfast pelas 9h15 (hora de Euskal Herria), segundo relataram ao diário Gara pessoas que lhe são próximas.

Villanueva tinha sido detido em Março de 2001, encarcerado e posteriormente processado, juntamente com outros trinta jovens, no âmbito da causa aberta contra a Jarrai, a Haika e a Segi [perseguição a jovens bascos independentistas], e o tribunal de excepção espanhol – Audiência Nacional – tinha emitido um mandado de captura contra ele a nível europeu.
Prevê-se que Villanueva seja levado hoje até ao tribunal de Laganside.

Fonte: apurtu.org


Adenda
Ontem, logo após ser presente ao juiz no complexo de Laganside, o iruindarra saiu em liberdade sob fiança de 5000 libras (5600 euros). Deverá ainda apresentar-se às autoridades todos os dias, entre as 7h e as 9h da manhã, e estar em casa antes das 21h.
O julgamento para examinar o mandado emitido pela Audiência Nacional espanhola irá decorrer no dia 13 de Maio.
Nas imediações do tribunal juntaram-se 40 pessoas para expressar o seu apoio ao jovem basco.

Trabalho em Belfast
Arturo Villanueva vivia há cinco anos na capital do Norte da Irlanda, onde trabalha e está bem integrado. Nos últimos anos, participou em giros políticos para dar a conhecer o conflito irlandês e a luta republicana, e também trabalhou no comité de apoio a Euskal Herria.
O Movimento pró-Amnistia denunciou a detenção e expressou a sua solidariedade aos familiares e próximos do iruindarra. Quis ainda agradecer o apoio que os refugiados políticos bascos receberam na Irlanda e no mundo.

Fonte: Gara