domingo, 26 de abril de 2009

Onde está Iñaki Etxebarria, refugiado político basco na Venezuela, detido há vários dias?

Kalvellido para Kaosenlared / Não extradites Iñaki Etxebarria!

A esquerda abertzale pediu à Venezuela que não colabore com o Estado espanhol na sua guerra contra as ânsias de liberdade e soberania do povo basco.

De acordo com informações avançadas pelo Movimento pró-Amnistia e anti-repressivo basco, Iñaki Etxeberria foi detido pelas autoridades venezuelanas há pelo menos três ou quatro dias.
Desconhece-se por completo o seu paradeiro e a sua actual situação.
A esquerda abertzale pediu à Venezuela que não colabore com o Estado espanhol na sua guerra contra as ânsias de liberdade e soberania do povo basco, um Estado que recorre à tortura e a múltiplas formas de repressão contra cidadãos bascos sem qualquer tipo de protecção judicial, como até a ONU denunciou. Um estado que ilegaliza partidos e prende políticos por defender a ideia de um povo basco soberano e socialista.

Será que a Venezuela vai uma vez mais trocar cidadãos bascos por dinheiro espanhol e entregá-los a um Estado que oprime nacional e socialmente o povo basco? Onde ficou o internacionalismo?

Têm sido muitas as mostras de apoio e solidariedade da esquerda patriótica basca à causa bolivariana e à de toda a América Latina, desde centenas de activistas que ali aportaram até gente que chegou a dar a vida em selvas que ficam a milhares de quilómetros do País Basco. Chegou a hora da dignidade socialista.

Fonte: kaosenlared

Mais informação: http://venezuela.indymedia.org

«Temor perante a possibilidade de a Venezuela extraditar o refugiado político Iñaki Etxeberria», kaosenlared.net

«Confirmam a detenção de um exilado basco na Venezuela há vários dias», Gara 26/04/2009

Comunicado: Asociación Venezolana de Amigos de Euskal Herria

«Lagunak de Caracas, Resumen Latinoamericano e Provea denunciam a detenção de Iñaki Etxebarria», askapena.org